ENDOSCOPIA DIGESTIVA

O que é ?

A Endoscopia Digestiva também chamada Esopagogastroduodenoscopia é um exame que consiste na visualização do trato digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) por meio de um aparelho chamado Videoendoscópio.


Pra que serve ?

A  Endoscopia Digestiva tem como objetivo principal  auxiliar o médico no diagnóstico de doenças do aparelho digestivo (gastrite, úlceras, hérnia de hiato, esofagite, câncer, etc...)


Como é realizada ?

A Endoscopia (EDA) é realizada mediante a introdução, pela boca, de um tubo flexível chamado endoscópio que possui uma mini câmera instalada em sua extremidade. Devido à sua flexibilidade, o endoscópio adapta-se perfeitamente às formas do aparelho digestivo, facilitando assim sua introdução e a visualização das áreas pesquisadas.
Nosso organismo naturalmente oferece certa resistência à introdução do endoscópio. Para diminuir essa resistência e facilitar a introdução do aparelho, pode ser necessária a administração de uma sedação. É natural que a medicação cause sonolência, relaxamento, tontura até mesmo a sensação falsa de não realização do exame que passarão depois do término do exame.


Preparo

Preparo do exame:

Para a boa avaliação e para sua segurança o estômago deve estar completamente vazio. Por isso o jejum é de no mínimo 8 horas antes do exame.
É obrigatório a presença de um acompanhante maior de 18 anos durante o exame. Em caso de vir em carro próprio certifique-se de que seu acompanhante saiba dirigir, pois não é recomendado dirigir por 12 horas após realização do exame (devido à sedação venosa).


Duração do exame:

O exame de Endoscopia, em regra não dura mais que 5 minutos. Em virtude da sedação, o paciente deve permanecer na sala do exame antes de ser liberado por aproximadamente 30 minutos.


Restrições da endoscopia e/ou contra-indicações do exame em ambiente "ambulatorial".

Clientes com idade avançada acima de 70 anos ou crianças com idade inferior a 12 anos, cardíacos. alérgicos, com doenças pulmonares crônicas, obesidade mórbida, distúrbios neurológicos devem ser avaliados previamente ao agendamento para avaliar a necessidade de acompanhamento de um anestesista durante o procedimento. Tais especificidades podem levar a contra-indicação do exame de Endoscopia em regime ambulatorial (em clínica), sendo mais seguro a realização em ambiente hospitalar, mas somente o médico poderá avaliar antes do procedimento.

Laudos Online